O Sonho das Avós Lakota
As Avós Beatrice Long Visitor Holy Dance e Rita Long Visitor Holy Dance são do povo Sioux Oglaga Lakota e vivem na reserva de Pine Ridge, em Dakota do Sul.
“Estamos falando sobre o tema da água. Em Dakota do Sul, de onde venho, temos dificuldade de acesso à água, mas aqui vejo que chove bastante. Por essa razão, os brasileiros devem se considerar um povo de sorte”. Rita Long Visitor Holy Dance
“Se vocês observarem a mulher, vão compreender que as mulheres são o centro do mundo. As mulheres possuem o centro do mundo dentro de si, e, ao redor as águas, a terra. Se conseguirmos manter as mulheres no centro da vida, nós não teremos nada a temer. Como sabemos, o amor de mãe é a primeira coisa que temos na vida, e para nós, povos indígenas, as mulheres merecem o máximo respeito dos demais em suas comunidades. São as mulheres as donas de tudo. Percebemos que o amor materno é responsável por transmitir a linhagem. Mas quando os povos não-nativos chegaram, esse respeito se perdeu. Hoje, aos 84 anos, me pergunto: como poderemos ter esse respeito de volta à sociedade?
À medida em que cuidarmos da água que reside dentro do ventre feminino, nós podemos manter a fé em nossas palavras, em nossas preces. Gratidão a todas as nossas relações”. Avó Beatrice Long Visitor Holy Dance.