A presença do Céu do Mapiá
Mariana Arruda, gerente do Centro Medicina da Floresta, Vila Céu do Mapiá, AM.
“O Projeto Nossa Guia, A Lua me fez conhecer o Centro de Medicina da Floresta e logo fui conhecendo as ervas e as plantas e me interessando. Apesar de eu viver na floresta, eu não tinha tanto contato com a natureza. E lá foi onde eu tive esse contato. Já tem 5 anos que trabalho lá. Eu acho que a medicina tradicional é uma herança das nossas avós da floresta e eu pretendo levar isso à frente com muito amor e carinho. Canto aqui uma canção que me inspira:
Da floresta eu recebo força para trabalhar
Da floresta eu tenho tudo,
Tudo, tudo, Deus me dá
È um primor a floresta da maneira que é feita
Com amor se harmoniza e deixa a terra satisfeita
Devemos viver na terra com grande satisfação
E se queremos ter a vida, agradecemos a nossa mãe”.
Alfredo Gregório de Melo, presidente do Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra e diretor da comunidade Vila Céu do Mapiá, AM.
“Sou um continuador da missão espiritualista de meu pai, Padrinho Sebastião e do Padrinho Raimundo Irineu Serra, dentro da doutrina do Santo Daime. Somos da floresta, meu pai nasceu e foi criado na floresta.
Temos a obrigação de nos unir. Meu pai falava: vamos conhecer Deus, vamos conhecer os mistérios da floresta, vamos conhecer a vida. Esta é a missão que continuo juntamente com minha mãe, que também é uma avó e uma embaixadora do Conselho Internacional das 13 Avós Nativas
Meu trabalho de líder comunitário, dentro de nossa capacidade, é educar os jovens de nossa comunidade e todos os jovens que se integram a nós. É fazer com que esses jovens possam ter um seguimento maduro e sadio para com a nossa mãe Terra, com a nossa natureza criadora.”