Fortalecimento da Aliança de Povos Tradicionais
Inquietação: Como fortalecer a aliança entre os Povos Tradicionais?
A aliança representa um contrato de confiança mútua para um objetivo, uma missão comum. Ao compartilhar saberes existentes, construímos novos saberes e integramos visões de mundo. Alianças positivas são parte essencial e anunciante de um novo tempo. Sob essa perspectiva, os participantes propuseram:
- O intercâmbio entre povos deve estar contido nas estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades. O desenvolvimento dos projetos em rede possibilita a troca de experiências e fortalece as pautas políticas dos grupos envolvidos. Já as ações isoladas arriscam-se a ficarem invisíveis.
- Para construir uma aliança entre povos e grupos tradicionais no Brasil é preciso fortalecer e conectar comunidades guardiãs da ancestralidade nas diversas regiões do país (norte, sul, leste, oeste).
- As ações de fortalecimento da rede devem considerar a criação de grupos regionais, visando a articulação dos recursos existentes (materiais e humanos).
- É necessário promover a realização de atividades de intercâmbio e convivência para construir um vínculo social e espiritual que sirva de base para o engajamento político e construção de propostas comuns junto à sociedade.