Sustentabilidade das Culturas e Tradições Nativas
Inquietação: Como fortalecer a sustentabilidade das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e sua forma de construir saber?
São muitas as formas de fortalecer a sustentabilidade de uma comunidade e de suas práticas. Quais sejam os caminhos, o ponto de partida é a vontade ou a necessidade da própria comunidade. A contribuição dos participantes apontou algumas direções:
- É necessário abrir mais espaço para a expressão das culturas locais. Realizar encontros periódicos que incluam rituais, rezas, benzeções, contação de histórias, cantigas de rodas, danças, medicina tradicional, entre outros saberes, crenças e costumes em processo de esquecimento social. Ao fomentar as práticas tradicionais, se fortalece a construção de um vínculo social mais sólido.
- É premente envolver crianças e jovens na recuperação e na transmissão dos saberes tradicionais e também investir na integração desses saberes na educação das futuras gerações.
- A formação de xamãs, raizeras e outras funções sociais tradicionais deve ser validada pela sociedade e pelas políticas públicas pertinentes, pois promove a autonomia dos povos.
- Faz-se relevante encontrar caminhos de sustentação econômica para as comunidades tradicionais no Brasil, base necessária à sua manutenção e autonomia. Processos e projetos de geração de renda devem ser elaborados e conduzidos de forma coletiva, embasados pelos princípios da economia solidária.
- Hoje, no Brasil, muitas comunidades fragilizam-se devido à inserção do álcool e das drogas. Se houver necessidade, esse tema deve ser abordado nas diferentes iniciativas.